Fonte - Assessoria de Imprensa Autor - Fazenda Capoeira

Plantando Sonhos Colhendo Oportunidades

13 - 09 - 2018 - Areado

Filha de um Empreendedor, desde pequena sonhava em ter meu próprio negócio. Meu nome é Marisa, sou casada, tenho dois filhos. Sou farmacêutica e produtora de Café.

Tenho uma história de Sucesso no varejo farmacêutico mas a história que transformou minha vida é a que estou escrevendo na Cafeicultura.

Nascida numa região produtora de Café, por influência do meu pai, há 12 anos adquirimos uma Fazenda sem um pé de Café plantado um grande desafio, uma atividade desconhecida e muito investimento a ser feito.

Escolhido nome Capoeira Coffee, pois pensava numa marca que seria global e destacaria nossas Brasilidade.

No início ,estava nas duas atividades, na Farmácia  E iniciava a formação dos plantios, o varejo farmacêutico sinalizava para uma grande transformação,  grandes grupos se concentrando e arrastando para fora do mercado os pequenos negócios. Busquei informações do Mercado de Café, estudei, participei de cursos e palestras e enxerguei uma grande oportunidade, um País com uma forte demanda consumidora, um Povo apaixonado por seus Cafés, e um mercado crescente de Cafés Especiais, e despertou em mim a vontade de Empreender outro negócio.

Deixei a Farmácia e há 7 anos me dedico totalmente ao Café.


Da farmácia trouxe a orientação para Resultados, a visão de uma Cafeicultura Empresarial  E a busca da excelência nos processos.

Minha estratégia de atuação estava focada no aumento da competitividade através de Marketing e pesquisa. Como ter acesso a novos Mercados, diminuindo a barreira entre compradores e vendedores. Um enorme desafio , troquei o salto pela bota, a cidade pelo campo,  E enfrentei um trabalho árduo  sob o sol forte, trabalhava com homens que não aceitavam as medidas propostas .

Eu tinha convicção de onde queria chegar, não me intimidei por preconceitos. Fui criando os meus espaços sem bater de frente, para mostrar o meu valor eu punha a Mão na Massa, liderava pelo exemplo, ia construindo argumentos ,sendo firme para marcar meu território com sutileza, com uma postura transformadora. Com o processo de Pós colheita que implantei, demos um salto em crescimento, passamos de produtores de commodities a produtores de Cafés Especiais, deixamos de comercializar  grãos para comercializar   nossas histórias, nossa origem, passando a ser exportadores de Café, presente em 4 Países, com alto valor agregado, gerando renda, trabalho  e riqueza.

Minha Fazenda hoje, e referência, uma Cia de consumo do Grão a Xicara  com e alianças estratégicas e parceiros como o Sebrae, a UFLA,nos processos de gestão e qualidade, com a BSCA,que promove nossos Cafés no mercado Internacional, com a Apex que auxilia na Internacionalização da Marca e com a IWCA que conecta Mulheres consumidoras com Produtoras. Estas parcerias  e os constantes investimentos em novas  tecnologia , a participação em feiras Nacionais e Internacionais, promovendo não só nosso Café, mas também nossa origem, nossas pessoas, fortalecendo  nossa rede de relacionamentos nos permitindo  expandir nosso negócios e alcançar novos Mercados

Ser um bom líder, significa dar o exemplo. A melhor maneira de empoderar seu colaborador e motiva lo a dar seu melhor. Investir  em treinamento, ter um equipe com pessoas Empoderadas, significa ter pessoas com brilho nos olhos e cabeça de dono,e compromisso para contribuir com o crescimento da Empresa

A presença diária nos negócios, em um modelo de  gestão, participativa  e um relacionamento próximo da equipe ,onde as informações são compartilhadas com meus colaboradores, focados na mesma direção, isto nos  ajuda a  identificar os  erros e agir rapidamente.  E conto com a ajuda de técnicos especializados . Me envolvo pessoalmente na contratação , buscando pessoas com causa ,apaixonados por Café e alinhados com os propósitos da Empresa, dou  preferência a mulheres, desde o plantio até a xícara, fortalecendo a Mulher na Cadeia produtiva do Café partindo da crença que uma Mulher Empoderada faz toda a diferença no seu ambiente de atuação. E acreditando neste potencial empreendedor da Mulher, desenvolvi um projeto social com as mulheres da Comunidade o Café da Roça, num cafeteria dentro da Fazenda, onde nos turistas vivenciam o ambiente da Fazenda e compram produtos feitos por estas mulheres. Com melhoria significativas de suas vidas.  A partir desta ação  criei a Rota do Turismo Rural, recebendo visitas agendadas para conhecerem como se constrói a história de um Café de Qualidade. E para este  passeio cheio de Encantos e Sabores desenvolvi o Coffee Tour,,um transporte que leva os turistas pelas Lavouras de Café. E as oportunidades foram surgindo, completamente apaixonada por Café e pelas pessoas que trabalham para produzir cada Grão de Café criei a Coffee Bike, um projeto desenvolvido com os principais valores da nossa Marca, emoção, qualidade e paixão. Uma inovação que traduz o amor com que produzimos nossos Cafés. Com a proposta de Valor da Mobilidade e da praticidade. Com a missão se aproximar as pessoas tomando um Café de origem e conhecendo a história deste Café .

Os resultados que venho obtendo e minha história no Café, inspira outras mulheres, recebo convites para fazer palestras, sobre a Mulher Empreendedora no Campo . Com o objetivo de aproximar multiplicar conhecimentos com outras Mulheres, anualmente, juntamente com meus parceiros promovo em minha propriedade,  o Encontro da Mulher do Café, com importantes palestrantes, este ano o tema foi O Protagonismo da Mulher no Campo, mobilizando 200 mulheres . Este encontro já se tornou uma referência no Mercado.

Nosso crescimento tem sido crescente, nossa Meta e exportar os Cafés diretamente para os Mercados Consumidores, torrados e moídos.

Desenvolvemos ações de Marketing  de causa, existimos não so para vender Café, mas para fazer a diferença na vida de nossos consumidores oferecendo um Café de alta qualidade, feito por pessoas apaixonantes . promovemos  nosso negócio, com  site e folders bilíngues e  presença marcante nas mídias sociais. Nossas embalagens traduzem a expressão dos nossos pensamentos, a  liderança feminina e as mãos feminina . são  componentes fortes da nossa Estratégia de Marketing.


Para estar neste Mercado tão exigente fomos entender as necessidades e comportamentos dos nossos consumidores, participando de 2 feiras Internacionais. São  consumidores engajados que além da qualidade, querem conhecer a origem do grão e como foi produzido, com destaque ao atributos de sustentabilidade. A  Certificação foi  peça chave no meu  crescimento, me preparou para os processos de gestão porteira  para dentro e também me trouxe um  novo posicionamento com uso de boas partida agrícolas, ações sociais e ambientais, trazendo um ganho expressivo para o meu negócio, como a melhoria da base produtiva e a redução de custos e o  aprimoramento dos  arranjos produtivos.

Tenho orgulho de ser fazer parte deste time de Mulheres que estão escrevendo um novo capítulo na história da Cafeicultores Brasileira mulheres protagonistas de suas histórias.

Minha mensagem

Deixe um Legado. Construa uma Empresa que inspire as pessoas a sonhar mais e realizar mais.

Uma vida será a historia que esta vida conta. Uma empresa será a arte de contar suas histórias.

Construa papéis que valem apena ser interpretados e Vividos.

Marisa Helena Sousa Contreras

CÓD 56128622615

I produtor Rural  002861489.00

 

 

desenvolvido por