De 7 a 9 de novembro, Belo Horizonte sediou a Semana Internacional do
Café. O evento foi realizado na Expominas e a participação de diversas
instituições ligadas a cafeicultura foi marcante, recebendo cafeicultores,
compradores, empresários, exportadores, baristas, apreciadores de todo Brasil
e, principalmente, troca de conhecimento técnico.
Mais de 160 empresas expuseram os seus produtos, representando toda a
cadeia de produtores. Quatro competições do preparo da bebida estiveram entre o
diferencial do evento. Os destaques foram para o “Campeonato Mundial de Drinks
Alcoólicos”, “Campeonato Mundial de LatteArt”, “Campeonato Mundial de Prova de
Café” e “Campeonato Mundial de Preparo de Café”. Essas competições trouxeram
mais de 60 delegações mundiais para o país sede e mostraram a robustez do evento.
Os aromas que dão água na boca e movimentam a economia destacam Minas
Gerais como responsável por 51% da safra nacional, mostrando a força e a
versatilidade desse mercado que, para chegar à mesa dos consumidores, percorre
um longo caminho. A tecnologia está cada vez mais presente, seja na enorme
colheitadeira ou no pequeno scanner capaz de identificar a quantidade de
açúcares, acidez, cafeína e umidade de pés de café, grãos inteiros ou moídos. Aos
poucos, umas das bebidas mais consumidas no Brasil têm se transformado em uma
experiencia gastronômica. O consumidor brasileiro tem modificado seu consumo por
café de qualidade. Hoje, além de ter muito mais informação, ele busca saber
mais sobre o produto e cada vez mais está conectado com o mercado de café
especial.
Durante o evento, aconteceu a premiação das vencedoras da 1ª edição do Concurso Florada Premiada, um reconhecimento e valorização dos cafés 100% arábica produzidos por cafeicultoras brasileiras. Pedro Lima, presidente do Grupo 3corações, maior empresa de cafés do Brasil, em parceria com BSCA - Brazilian Specialty Coffee Association (Associação Brasileira de Cafés Especiais), entregou o prêmio pessoalmente às vencedoras ao lado de Marisa Contreras, que aproveitou a oportunidade para contar sua história. Para o concurso, foram recebidas mais de 650 amostras de café.
“A Semana Internacional do Café foi um dos momentos mais marcantes da minha vida como pessoa, como empresa e como uma mulher do café. O Projeto Florada é um sonho grande, feito por conexões de pessoas especiais que sonham juntas, e vem transformando a vida de muitas pessoas. Nos preparamos o ano inteiro com o projeto Florada, participamos da vida dessas mulheres construindo o sonho de cada uma, que fizeram e se esforçaram ao máximo para produzir o seu melhor café para quando chegasse a SIC. Premiamos não só os melhores cafés, mas também as melhores pessoas que se esforçam para produzir um café de qualidade”, ressaltou Marisa, proprietária da Fazenda Capoeira Coffee.