Autor - Carol Silvério

Semana Internacional do Café

19 - 12 - 2018 - Areado

De 7 a 9 de novembro, Belo Horizonte sediou a Semana Internacional do Café. O evento foi realizado na Expominas e a participação de diversas instituições ligadas a cafeicultura foi marcante, recebendo cafeicultores, compradores, empresários, exportadores, baristas, apreciadores de todo Brasil e, principalmente, troca de conhecimento técnico.

 

Mais de 160 empresas expuseram os seus produtos, representando toda a cadeia de produtores. Quatro competições do preparo da bebida estiveram entre o diferencial do evento. Os destaques foram para o “Campeonato Mundial de Drinks Alcoólicos”, “Campeonato Mundial de LatteArt”, “Campeonato Mundial de Prova de Café” e “Campeonato Mundial de Preparo de Café”. Essas competições trouxeram mais de 60 delegações mundiais para o país sede e mostraram a robustez do evento.

 

Os aromas que dão água na boca e movimentam a economia destacam Minas Gerais como responsável por 51% da safra nacional, mostrando a força e a versatilidade desse mercado que, para chegar à mesa dos consumidores, percorre um longo caminho. A tecnologia está cada vez mais presente, seja na enorme colheitadeira ou no pequeno scanner capaz de identificar a quantidade de açúcares, acidez, cafeína e umidade de pés de café, grãos inteiros ou moídos. Aos poucos, umas das bebidas mais consumidas no Brasil têm se transformado em uma experiencia gastronômica. O consumidor brasileiro tem modificado seu consumo por café de qualidade. Hoje, além de ter muito mais informação, ele busca saber mais sobre o produto e cada vez mais está conectado com o mercado de café especial.

 

Durante o evento, aconteceu a premiação das vencedoras da 1ª edição do Concurso Florada Premiada, um reconhecimento e valorização dos cafés 100% arábica produzidos por cafeicultoras brasileiras. Pedro Lima, presidente do Grupo 3corações, maior empresa de cafés do Brasil, em parceria com BSCA - Brazilian Specialty Coffee Association (Associação Brasileira de Cafés Especiais), entregou o prêmio pessoalmente às vencedoras ao lado de Marisa Contreras, que aproveitou a oportunidade para contar sua história.  Para o concurso, foram recebidas mais de 650 amostras de café.


“A Semana Internacional do Café foi um dos momentos mais marcantes da minha vida como pessoa, como empresa e como uma mulher do café.  O Projeto Florada é um sonho grande, feito por conexões de pessoas especiais que sonham juntas, e vem transformando a vida de muitas pessoas. Nos preparamos o ano inteiro com o projeto Florada, participamos da vida dessas mulheres construindo o sonho de cada uma, que fizeram e se esforçaram ao máximo para produzir o seu melhor café para quando chegasse a SIC. Premiamos não só os melhores cafés, mas também as melhores pessoas que se esforçam para produzir um café de qualidade”, ressaltou Marisa, proprietária da Fazenda Capoeira Coffee. 

Galeria

desenvolvido por