O 1º Encontro das Mulheres Cafeicultoras de Ilicínea/MG reuniu 150 mulheres, representando todos os setores da cadeia cafeicultora, na busca por boas práticas na produção de cafés especiais. O foco do evento foi a qualidade com o intuito de agregar valor ao produto e tornar a cafeicultura mais rentável e sustentável. O evento contou com total apoio da Prefeitura Municipal de Ilicínea, do Grupo 3 Corações e do comércio local.
Durante o encontro, houve a conexão de três mulheres envolvidas na cadeia produtiva, que palestraram sobre temas relevantes para a cafeicultura. A idealizadora do projeto, Marcia Amaral, abriu o evento falando sobre a importância do café de qualidade na transformação da sua vida e o desejo de realizar o mesmo pelos pequenos produtores da região.
Marisa Contreras, embaixadora do Projeto Florada, realizou a palestra “Mulheres de Negócios, atitudes e comportamentos que fazem a diferença. O Protagonismo da mulher no campo” durante o encontrou. A palestrante contou sua própria história como produtora de café e suas atitudes e comportamentos como empreendedora para produzir um café com cada vez mais qualidade e para melhorar a vida de toda comunidade que a cerca. Também comentou sobre o momento pelo qual passa o agronegócio, que engaja cada vez mais mulheres na atividade.
“Dividir a minha experiência foi incrível, pois a maioria das mulheres presentes eram cafeicultoras e se sentiram identificadas com a minha história. A história de cada uma se reflete no olhar da outra a história de si mesma. De longe se reconhece uma mulher forte, que é aquela que ajuda a outra. Que a sororidade seja o fio condutor dos nossos relacionamentos”, comentou Marisa.
Paula Dias, proprietária da Cafeteria Grandpa Joel’s Coffee em Santa Rita do Sapucaí/MG, que está entre as melhores do país e vem impulsionando a economia local com colaborações dos pequenos produtores para que tenham seus produtos valorizados e comercializados, ministrou a palestra “Todo café tem uma história”, valorizando todo o processo de produção e as pessoas envolvidas.
Débora Reis, do clube de cafés especiais Coffee And Joy, que tem feito um belo trabalho do grão a xícara, valorizando o produtor e contando a sua história, também palestrou no evento com o tema “O Café Especial como agente de mudança na vida das pessoas”, reafirmando a importância de desenvolver o consumo de qualidade do café no país.
Para encerrar, o evento contou com o lançamento do livro Delícias do
Café, da autora Marina de Castro, da EMATER de Santa Rita do Sapucaí, além do
sorteio de diversos brindes. O sucesso do encontro dessas mulheres foi tão
grande que gerou eventos futuros já marcados nas cidades de Capelinha/MG e
Santa Rita do Sapucaí/MG.