Fonte - Fazenda Capoeira Autor - Assessoria

Tipo De Café

13 - 09 - 2018 - Areado

Existem dois tipos de planta de café: Arábica e Robusta (Conilon). Os “melhores” cafés são do tipo Arábica, possuem aroma e doçura intensos com muitas variações de acidez, corpo e sabor. Os cafés especiais e gourmet são 100% Arábica. O Arábica tem 50% menos cafeína que o Robusta.

Blends de Café Gourmet. Cada variedade da planta do café arábica possui atributos específicos de aroma, corpo, acidez e doçura. As combinações, ou Blends, são desenvolvidas para balancear ou acentuar as melhores qualidades de cada variedade de café arábica.

Variedades de café

Existem muitas variedades da planta de café Arábica. As mais comuns nas melhores regiões produtoras brasileiras são: Bourbon, Catuaí, Acaiá e Mundo Novo. E, dentre essas variedades, existem também várias subvariedades: Bourbon Amarelo e Vermelho, Catuaí Amarelo e Vermelho, variedades de Mundo Novo, etc. Abaixo as características de algumas das principais variedades.

Café tipo Bourbon

Características de sabor deste café: É considerada uma das melhores variedades para produção de cafés gourmet. Seu aroma intenso, suavidade, textura achocolatada e sabor adocicado conferem características únicas. Porém, vale lembrar que solo, clima, altitude e processos de secagem são fundamentais para maximizar todas essas características.

Características da variedade deste café: As plantas atingem até 3 metros de altura apresentando um formato cilíndrico. Os frutos têm o mesmo formato do café comum, porém, com um tamanho reduzido. Sua produtividade é inferior quando comparadas às demais variedades comerciais. É muito susceptível a pragas e doenças.

Café tipo Catuaí

Características de sabor deste café: É um café leve e suave com acidez média. Um dos poucos que se pode tomar sem açúcar. Plantado em altitudes mais altas proporcionam um sabor mais acentuado, permitindo ao grão de café absorver com maior intensidade os açúcares naturais durante seu processo de maturação. Por isso, plantações em altitude acima de 1.000 metros apresentam os melhores sabores. O Catuaí amarelo é menos encorpado do que o vermelho. Portanto, dependendo do sabor almejado um blend que inclua ambos pode ser mais satisfatório.

Características da variedade deste café: Os cultivos de café Catuaí Vermelho e Catuaí Amarelo têm sido os preferidos dos produtores brasileiros, ocupando uma grande parte do parque cafeeiro da maioria das regiões produtoras. Elas apresentam as vantagens do porte baixo da planta, o que facilita os tratos e a colheita. Também apresentam menores prejuízos pelo ataque de ferrugem, um fungo bastante comum em plantas de café arábica. O Catuaí, que significa “muito bom”, faz jus ao nome, por ser bem rústico. Adapta-se muito bem em temperaturas médias, na faixa de 18 – 22º C, encontradas em terras elevadas acima de 800 m de altitude.

Café tipo Mundo Novo

Características da variedade  deste café: Os frutos apresentam boa uniformidade de maturação em razão das 3 floradas. Com a primeira produzindo 10%, a segunda 80% e a última 10%. Isso propicia um café de ótima qualidade, devido ao baixo porcentual de grãos verdes obtidos na colheita.

Classificação Oficial Brasileira (COB)

A COB compreende 7 tipos de café arábica, que variam de 2 a 8, resultantes da quantidade de defeitos averiguada em uma amostra de 300 gramas de grão de café verde.  Quanto maior for o número do tipo COB menor será a qualidade do café gourmet, pois maior o COB maior o número de defeitos averiguados nas amostras.  O COB tipo 3 tem até 12 defeitos e è considerado o grão de café de melhor qualidade para exportação.  O COB tipo 2 tem até 4 defeitos e o tipo 8 até 360 defeitos por amostra.  São considerados defeitos: grão de café preto, ardido, pedra, pau.

Melhor Café Gourmet depende de como os grãos são torrados e moidos. Todos os tipos de café podem produzir excelentes Cafés Gourmets.

desenvolvido por