Maior produtor e exportador de café do mundo, e segundo maior mercado consumidor, o Brasil não poderia ficar de fora das comemorações do Dia Internacional do Café, nesta terça-feira, 14 de abril. Exatamente por isso a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) está convocando as indústrias, cafeicultores, cooperativas, exportadores, varejo, supermercadistas, cafeterias, imprensa e todos os consumidores para celebrar a data com uma deliciosa xícara de café, não importa a forma de preparo: na cafeteira elétrica, no filtro de papel, no coador de pano, em cápsulas ou sachê, na prensa francesa, puro ou com leite, ou mesmo como ingrediente de saborosos drinques, alcoólicos ou não.
O café é um dos produtos básicos que mais se negociam no mundo todo, sendo produzido em mais de 60 países, proporcionado o sustento para mais de 125 milhões de pessoas e é particularmente importante para os pequenos cafeicultores, que são os responsáveis pela maior parte da produção. De acordo com a Organização Internacional do Café (OIC), o café é uma bebida universalmente popular: cerca de 600 bilhões de xícaras são consumidas todos os anos.
Além da comemoração internacional, o Brasil também possui a sua própria data para homenagear essa bebida milenar: 24 de maio, Dia Nacional do Café, que foi incorporada em 2005, por sugestão da ABIC, ao Calendário Brasileiro de Eventos. Em ambas as datas, a ABIC tem como objetivo estimular todo o mercado, desde a produção até o consumidor final, a celebrar esta bebida que une pessoas, dá energia e momentos de prazer.
A entidade também aproveita as datas para promover as suas certificações, a começar pelo pioneiro Selo de Pureza, lançado em 1989 e que desde então assegura aos consumidores um café puro, item básico da qualidade do produto.
MAIS CERTIFICAÇÕES
Outras certificações criadas foram o PQC (Programa de Qualidade do Café), conferido nas categorias Tradicional, Superior e Gourmet, e o PCS (Programa Cafés Sustentáveis do Brasil). Todas essas certificações, assim como os respectivos selos estampados nas embalagens das marcas (que são monitoradas e analisadas periodicamente), são aliados dos consumidores e garantia de produtos seguros.
Consumido diariamente e em doses moderadas (de três a quatro xícaras ao longo do dia), o café é uma bebida que dá energia e disposição, sendo ainda um momento prazeroso e reconfortante. O café também faz bem à saúde, podendo contribuir na prevenção de várias doenças, como diabetes do adulto, câncer de cólon, de fígado e de mama, e doença de Parkinson entre outras.
Todos esses benefícios fazem do café uma grande paixão entre os brasileiros, que a cada ano tanto consomem mais quanto diversificam a forma de prepará-la, em casa ou nos escritórios, passando a saborear ao longo do dia cafés puro ou com leite, ‘espresso’ e cappuccinos, além de outros diversos drinques.
Essa paixão dos brasileiros por café é comprovada pela demanda crescente do produto. Em 2014, conforme levantamento feito anualmente pela ABIC, o consumo interno foi de 20,333 milhões de sacas. Em volume, o Brasil só é superado pelos Estados Unidos.
Já o consumo per capita em 2014 foi de 4,89 kg de café torrado. São quase 81 litros de café para cada brasileiro, por ano. O consumo per capita brasileiro continua sendo maior que os da Itália, da França e dos EUA, mas os campeões ainda são os países nórdicos, como Finlândia, Noruega e Dinamarca.